Educação Digital na escola: integrando experiências de aprendizagem online e offline
- Equipe Blog Art & Manha
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Para quem nasceu entre os anos 1980 e 1990 a palavra "informática" pode soar como uma memória da infância, não é mesmo? podíamos até contar com uma disciplina de mesmo nome que acontecia nas escolas, pelo menos uma vez por semana. Naquela altura o que se buscava abordar eram os jogos com conteúdo de sala gameficado, ensinar o uso prático do computador, com aquelas tantas tantas etapas para ligar a máquina e como usar alguns programas que funcionavam sem o uso da internet.
De lá pra cá muitas mudanças ocorreram, não só na forma com que nos conectamos e acessamos a internet, mas sobretudo como produzimos conteúdos online. Diante de tais transformações culturais, a escola precisa manter-se atenta e aberta para atuar em diálogo com as novas gerações, além de estar disposta a repensar sua prática sem perder de vista a essência de sua prática pedagógica.
Milena Almeida, professora de Educação Digital do Colégio Art & Manha, ressalta a importância do papel da escola em orientar o uso ético e responsável das novas tecnologias. O que se propõe é um letramento digital, que compreende uma combinação de diferentes conjuntos de habilidades e capacidades, para navegar em ambientes digitais de forma eficaz, segura e crítica.

A professora relata o quanto suas aulas acontecem de forma transdisciplinar com as demais disciplinas e projetos, sendo a Educação Digital um espaço para pesquisa e troca de diálogo, onde as crianças além de aprenderem a reconhecer fontes seguras para uma pesquisa, como identificar fake news, utilizar as ferramentas práticas para produção textual e outras resoluções de problemas com ferramentas digitais, tem ali um espaço de confiança para conversarem sobre situações que viveram em ambientes virtuais, como chats de jogos online, comentar e tirar dúvidas sobres notícias que acessaram sobre o uso de tecnologias em geral. Milena conta que inteligência artificial e privacidade online são alguns dos temas mais levantados pelas crianças.
Turma do 5º ano em pesquisa no Jornal Joca - jornal voltado para jovens e crianças.
Importante pensarmos o quanto a Educação Digital transpõe o virtual e ocupa um lugar fundamental de reflexão sobre a vida fora dos dispositivos. Muito se perde ao subestimar a capacidade das crianças de conversar sobre o assunto, envolvê-las no debate sobre os efeitos do uso de telas descrito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o combate ao cyberbullying, dos cuidados com o compartilhamento de imagens pessoais ou o que é possível acessar de conhecimento de várias partes do mundo, da internet como uma ferramenta educativa. Esses exemplos de conversas durante as aulas demonstram como envolver as crianças na construção dessas reflexões produz efeitos muito interessantes, como tomadas de consciência.
Milena Almeida, professora do Colégio Art & Manha há 28 anos, enfatiza o quanto essa disciplina mantém-se atual em seus objetivos, conectada com o novo sem afastar-se dos princípios pedagógicos e éticos da escola.
Comments