Turmas entrevistam o artista Garcia
- Equipe Blog Art & Manha
- 28 de set. de 2023
- 2 min de leitura
O artista viveu a experiência da Escola do Pirambu, fundada em 1960 por Chico da Silva.

Obra de Garcia. Divulgação/Marilia Camelo
Como parte das pesquisas para a nossa 32ª Feira de Artes, as turmas do Ensino Fundamental I receberam o artista Garcia para uma entrevista. O projeto "Nosso Ceará" norteia as atividades da Feira e, por isso, as crianças estão pesquisando sobre artistas cearenses ou que tiveram uma forte relação com o Ceará em suas trajetórias artísticas. Como é o caso de Chico da Silva, um dos principais artistas brasileiros, acriano de nascimento, mas cearense de coração.
"Sua jornada artística começou a se desenvolver na periferia costeira de Fortaleza, mais especificamente no bairro Pirambu, região que tem uma história marcada por desafios sociais e constante luta pela sobrevivência. Foi ali que Chico da Silva floresceu como artista.
Na década de 1940, ele já demonstrava seu talento em pinturas murais na Praia Formosa, usando carvão, cacos de telha e folhagens para criar impressionantes representações de pássaros e peixes. Essas obras atraíram a atenção de Pierre Chabloz, um artista suíço (Suíça, 1910-Brasil, 1984) que decidiu conhecer Chico da Silva e ofereceu-lhe papel e guache, solicitando algumas ilustrações. Esse encontro marcou um ponto de virada na trajetória do artista, pois a transição do suporte dos muros para o papel proporcionou as condições ideais para que suas obras alcançassem reconhecimento mundial." (texto extraído do site da Pinacoteca do Estado do Ceará)

Chico da Silva pintando. Divulgação/Jornal O Povo
Na experiência do ateliê Escola do Pirambu, Garcia era o integrante mais novo e até hoje relembra com carinho e agradecimento tudo o que aprendeu com Chico da Silva. As crianças pesquisaram previamente sobre Chico da Silva, Garcia e a Escola do Pirambu e visitaram a exposição em cartaz na Pinacoteca.
Foi a partir da sua relação com o ateliê-escola, que as turmas conheceram o trabalho de Garcia e, em articulação com a Pinacoteca do Estado do Ceará, o Colégio Art & Manha pode promover o encontro.
Registros da visita de Garcia na escola
Entre as perguntas elaboradas pelas turmas, algumas nos chamaram a atenção. Como por exemplo: qual era o seu sonho de criança? como você se sente quando está pintando? o que é arte para você? você chorou no seu primeiro dia de aula?
Entre sorrisos e muita disponibilidade, Garcia respondeu todas as perguntas e ainda foi requisitado para olhar de perto as releituras das obras que cada criança produziu. Ao final, ainda fizeram uma fila para autógrafos! a animação em conhecê-lo era notória!
Nossa 32ª Feira Artes acontecerá dia 30/09, de 9h às 11h30min e é aberta ao público. Na ocasião estarão expostos os trabalhos das turmas do Ens. Fundamental I.
Comments